Organizando o espaço – quarto pequeno/compartilhado

E ae, tudo bem?

Nessa semana, me mudei – mais uma vez – e passei a morar na Casa do Estudante da universidade. São tipo, vários quartos por andar e normalmente são duas pessoas por quarto. Desde que sai da casa da minha família (dividindo quarto com a minha irmã), tenho vivido em quartos individuais. Antes, nunca tinha sido um problema dividir quarto, uma vez que tudo na minha vida era moldado a isso. Mas passados quais anos em quartos individuais já é o bastante para as coisas mudarem. E aqui, me refiro ao quarto em si, não vou nem entrar no assunto convivência porque é muito cedo e, creio eu, não vou ter maiores problemas quanto a isso. Não, aqui eu to falando de espaço mesmo. Quando você se acostuma a ter espaço, diminuir esse é difícil, principalmente porque aaaaaaaaaa onde colocar as coisas??

Pra minha sorte (?), eu não tinha nada além de uma cama e uma escrivaninha, então chegado na CEU, concluí que teria que me desfazer da escrivaninha, além de outras pequenas coisas. No fim, resolvi dar um jeito nas coisas deixando a porta do armário de roupas aberta (que estava sendo bloqueada pela escrivaninha), e encaixar a mesinha ali mesmo. Agora decidi que vou continuar com ela até o segundo ato rs (mais apegada e acumuladora que eu?).

Enfim, enquanto organizava minhas coisas, procurei dicas no bom e velho Pinterest, e resolvi trazer algumas para quem quiser otimizar o espaço e facilitar a vida. Bora.

Roupas

Um dos meus primeiros problemas quando comecei a organizar as coisas aqui foi a limitação do roupeiro. Eu tenho bastante roupa, ou na verdade eu tenho roupas volumosas porque é inverno. Então, como organizar tudo? Antes eu usava uma arara e uma comoda, mas agora minhas coisas deveriam se organizar em um cabideiro, uma prateleira única e apenas uma gaveta*. Isso me pareceu completamente impossível, pois como organizar diferentes peças (calças, camisetas, blusões e etc) em uma só prateleira? Bem, encontrei a imagem abaixo e consegui fazer três fileiras pra cada. Tá dando certo 🙂

e061cbc604a4d7b3dd9a558e7c8d562a

* Na verdade, o roupeiro conta com um “maleiro”, mas fica muito alto, então é meio inútil pra coisas como roupas do dia a dia, que eu preciso ter uma visão e ter mais à mão. Então to usando para guardar mala, mochilas, calçados pouco usados (falo mais adiante) e outras coisas.

Calçados

Então, eu tenho alguns vários pares de calçados, e com aquelas limitações já descritas no item interior, ficou aqui mais uma dúvida: como organizar de uma forma mais ou menos prática? O jeito foi colocar embaixo da cama. Como são vários pares, deixei aqueles que costumo usar mais (sapatilhas, tênis, coturno e etc) organizados por ordem de mais utilizados aos menos, e guardei os demais (de salto alto) no maleiro.
9f70692562f7d4aa2e2ec5bec35ebe31

Acessórios

Outra coisa que me dificultou horrores é que eu tenho uma grande quantidade de echarpes/lenços/similares, além de brincos e colares, que eu não gosto de não deixar pendurados porque embaraçam e eu acabo por não usar na preguiça de desfazer os nós rs. Então aqui, a ideia seria (ainda não coloquei em prática, mas farei em breve), a de aproveitar a parte interna da porta do roupeiro para isso.

Prateleiras

Né, precisei organizar o resto das coisas, meus livros, minhas garrafas de cerveja, meus perfumes, maquiagem, cremes, chás, etc. Tem das prateleiras pequenas no meu roupeiro, onde eu consegui dispor boa parte das minhas coisas organizadas, além de poder contar com a escrivaninha pra colocar as outras, mas meus livros ainda estão encaixotados. Como são muitos, e ainda quero ter algumas plantas pra dar uma purificada no ambiente, minha ideia é colocar prateleiras acima da cabeceira da minha cama, aproveitando esses espaços.

A ideia não é que fique um ambiente tão poluído quanto possa estar parecendo rs. Mas enfim, eras isso. Quem quiser ter mais ideias sobre organização e decoração, e etc, tenho painéis sobre no Pinterest. Estou aberta a sugestões também, porque eu me conheço e sei que em breve eu vou cansar e querer mudar as coisas de lugar haha.

4 comentários em “Organizando o espaço – quarto pequeno/compartilhado

Deixe um comentário